O dia que Aécio Neves “tucanou” Alex de Freitas




Ninguém entendeu a gigantesca participação do PSDB Minas, destacadamente dos quadros de Belo Horizonte, na composição do governo do prefeito Alex de Freitas. Ele chegou ao PSDB, por assim dizer, aos 45 do segundo tempo. O partido em que estava anteriormente filiado, o PSB, não lhe dava “segurança” para disputar à Prefeitura de Contagem. É que o ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda  todos sabiam  não ia muito com as “fuças” do hoje prefeito de Contagem.

Assim se deu o desembarque de Alex de Freitas da sua antiga legenda, o que não representou boa acolhida no ninho tucano.

A pacificação para sua chegada no PSDB de Contagem teve o apoio de uns três correligionários. Resistiam a ele mais ou menos uns 300 dentro da legenda.

Muitos tucanos viam em Alex uma figura estranha ao ninho; os mais ásperos o acusavam de ser um "aventureiro oportunista". Outros, resistiam a sua presença pela simples substituição que fazia ao comando do ex-prefeito Ademir Lucas.

Em nível estadual, sua presença nas fileiras do partido também era um dado sem maior relevância. Era só mais um integrante sem maiores prestígios. Ninguém acreditava em sua eleição para o comando da terceira maior cidade de Minas Gerais.

Ao pé do ouvido, sussurravam alguns, havia até um pacto de não agressão ao candidato do PCdoB, o então prefeito Carlin Moura, a fim de garantir nova composição no segundo turno e uma participação num hipotético segundo governo comunista.

O não envio de recursos significativos à campanha de Alex de Freitas, no primeiro turno da eleição, comprova seu desapreço no ninho.

Alex de Freitas só conseguiu as bênçãos do partido após as eleições. Encontrou, por fim, a "acolhida" do senador Aécio Neves.

Em novembro Alex de Freitas viajou a Brasília a convite de Aécio Neves. Foi recebido com pompa e circunstância. Furou algumas filas e foi dispensado de alguns protocolos de identificação e acesso ao Senado. Sentiu-se importante.


Foi parabenizado e paparicado pelo senador mineiro. Foi comparado ao prefeito eleito de São Paulo, João Dória. 

A Alex foi atribuída a renovação do partido. Foi chamado de gestor moderno, competente e corajoso.

De lá, Alex foi levado para ser recebido pelo presidente Michel Temer. Ao chegar, ouviu um “Você é que o famoso Alex de Freitas!?”
Nesse momento (não é difícil intuir) dever ter dado para ouvir Alex se inflando de vaidade. 

Um terceiro encontro, também mediado por Aécio Neves, no gabinete do então Ministro das Cidades, Bruno Araújo, quando foi dada garantia ao prefeito eleito de apoio do governo federal a sua gestão.

Alex chegou em Contagem, registram vários dos seus apoiadores mais próximos, completamente outra pessoa.

Percebia-se, e disse a mais de um interlocutor em diferentes momentos, como a principal liderança do PSDB em Minas. Prefeito de uma cidade do porte de Contagem, poderia até sonhar, para um futuro breve, com uma candidatura ao governo do Estado.

De Brasília, além da afetação de grandeza, Alex trouxe uma generosa lista de indicações.  

No anúncio do secretariado, Alex garantiu a presença do presidente do PSDB de Belo Horizonte, Reinaldo Belli, na expressiva e muito bem orçamentada Secretaria Municipal de Obras. Na Secretaria Municipal de Planejamento, Alex acolheu a indicação de Marilene Chaves; O filho do candidato derrotado do PSDB ao governo do Estado, Pimenta da Veiga, chegou a ser anunciado como secretário de Comunicação. Mas Pedro Pimenta da Veiga não chegou a tomar posse.

Isso sem falar na centena de cargos de segundo e terceiro escalão ocupados por indicação do PSDB Minas.

Tido como um político sedutor, Alex de Freitas foi completamente seduzido pela fala fácil e projeção entusiasmada de Aécio Neves. O típico tropeço de amador quando lida com profissional.  

Para o futuro, Alex hoje deve se contentar apenas com a conclusão do seu mandato.











Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Postar um comentário