QUANTO CUSTOU MAIS ESSE VEXAME?




Para anunciar a instalação da Hyperloop TT em Contagem, o prefeito Alex de Freitas autorizou uma grande campanha publicitária. Foi uma ação de comunicação em duas etapas: primeiro, chamaram a atenção das pessoas para o que seria o anúncio da chegada empresa em Contagem, despertando  a curiosidade nas pessoas com a seguinte pergunta: “Você sabe o que Abu Dhabi, Los Angeles, Toulose e Contagem têm em comum?” 



Semanas depois, uma nova e também vultuosa propaganda punha fim ao “mistério”: Contagem seria sede da instalação de uma filial da Hyperloop TT — empresa que desenvolve a construção de trens que se locomovem em capsulas a vaco e propulsão eletromagnética, que podem atingir grandes velocidades.

Campanhas como essas são caríssimas. E, nesse caso, foi dinheiro jogado fora.


Nessa sexta-feira (26) a imprensa repercutiu a desistência da empresa de se instalar em Contagem.

Num primeiro momento, a Hyperloop TT culpou o Estado pelo não repasse de R$ 13 milhões, cota do investimento que caberia ao Governo de Minas.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) devolve para Hyperloop, registrando que solicitou à empresa a apresentação do projeto e de um plano de trabalho para análise, "assim como qualquer projeto apoiado pela Fapemig", respondeu a secretaria, em nota, para a matéria publicada no portal Terra.

"A análise dos documentos realizada por consultores técnico-científicos e pela Procuradoria do Estado apontou a necessidade de ajustes, os quais foram solicitados pela Fapemig à Hyperloop. Porém, sem nenhum retorno desde então", completou a Secretaria. 

Ainda segundo a nota, a Hyperloop também não apresentou "contrapartida consistente para o projeto de investimento no Estado”.  
"Pode ser que a gente tenha falhado em se comunicar da forma correta", reconheceu o diretor da operação brasileira da HyperloopTT, Ricardo Penzin, que disse em outro momento da publicação, que o Governo de Minas até assinou um memorando de entendimento, mas a oficialização jamais aconteceu, nem na gestão Pimentel (PT), nem na gestão Zema (Novo).

Memorando de entendimento, numa rápida pesquisa, é uma espécie de “primeiro passo”, antes da formalização de um documento jurídico mais elaborado. Em outras palavras, seria uma versão mais formal de um acordo verbal, ou um acordo de cavalheiros.

Assim, antes da oficialização da parceria entre o Governo do Estado e Hyperloop TT, a Prefeitura de Contagem cedeu a utilização de um enorme espaço público e investiu vultuosa quantidade de recursos públicos em mais um anúncio que não se concretizará.

Quanto custou mais esse vexame?


Guilherme Jorgui



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