Prefeitos serão derrotados nas urnas pela crise política e econômica




Muitos prefeitos em campanha para a reeleição, ou os candidatos que apoiam para a sucessão, dificilmente serão eleitos. É o que tem mostrado as principais pesquisas de intenção de votos.  

A crise política e econômica brasileira pode ser uma das explicações para a eventual derrota dos gestores municipais. 

O atual prefeito Carlin Moura (PCdoB) é um exemplo. Candidato à reeleição, pesquisas tem apontado alto nível de rejeição a sua candidatura.

A última pesquisa realizada mostra o ex-prefeito Ademir Lucas, derrotado nas três últimas eleições, à frente do comunista.

Ademir aparece com 22%, Carlin com 17%, tecnicamente empatado com o candidato Alex de Freitas, do PSDB, que tem 13% das intenções de votos. Em quarto lugar aparece o candidato do PMDB, Jander Filaretti, com 8% de intenção de votos.  

Quando avaliada a rejeição espontânea de Carlin, quando é perguntado ao entrevistado em quem não votaria sem apresentar os nomes, o atual prefeito tem uma rejeição de 18%. Três pontos a mais que Ademir Lucas, que é rejeitado por 15% da população. Alex não é citado.

Quando os nomes são apresentado, a rejeição de Carlin salta para 32%, seguido de Ademir Lucas, com 21%. Alex de Freitas vem em terceiro, com apenas 3% de rejeição.

Alex de Freitas tem a menor rejeição dos três primeiros colocados, logo, maior potencial de crescimento.


A pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 14/08/2016, com o número MG-06421/2016. Foram entrevistadas 945 pessoas. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e foi  feita pelo Instituto Multidados.  

Para ver a integra da pesquisa, clique no link abaixo



Belo Horizonte



O vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros, é o candidato do atual prefeito da capital, Márcio Lacerda. Em pesquisa publicada na quarta-feira (14), ele aparece com apenas 4% das intenções de voto. Dezenas de pontos atrás do candidato do PSDB, o deputado estadual João Leite, que registrou 33% das intenções de voto. Em segundo lugar, vem o empresário Alexandre Kalil (PHS), com 22% das intenções. 

A pesquisa foi feita pelo Instituto Ibope, e também tem margem de erro de 3%, para mais ou para menos. 

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o protocolo MG-07366/2016.
  
São Paulo



A disputa na cidade de São Paulo também está igualmente “complicada” para o atual prefeito, o petista Fernando Haddad. Pesquisa Ibope, também divulgada na quarta-feira (14), coloca o prefeito em quarto lugar na intenção de voto dos paulistanos, com apenas 9%. Na sua frente está o tucano João Dória, com 17%, Marta Suplicy (PMDB), com 20%, e, liderando a disputa, o deputado federal Celso Russomano (PRB), com 30% da preferência dos paulistanos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo SP-01398/2016.

Rio de Janeiro




O senador e bispo licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ) segue líder da disputa para o cargo de prefeito do Rio de Janeiro, com 31% das intenções de votos. É o que mostra a pesquisa divulgada na última quarta-feira (14), feita do IBOPE.

Pedro Paulo (PMDB), que é o candidato apoiado pelo atual prefeito Eduardo Paes (PMDB), aparece empatado com o deputado estadual Marcelo Freixo (Marcelo Freixo), com 9% das intenções de voto. Eles vêm seguidos de perto do deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSC-RJ) e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), ambos com 8% das intenções de voto.   

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sob o protocolo RJ-08958/2016.
 
Betim



O empresário Vittorio Mediolli (PHS) segue líder na preferência do eleitor de Betim, segundo as pesquisas realizadas pelo Instituto Paraná, divulgadas no dia 1 de setembro. Ele aparece com 35,3% das intenções de voto do deputado estadual Ivair Nogueira (PMDB), que teve 14,7% da preferência dos entrevistados. Nogueira é o candidato apoiado pelo atual prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa (PSDB). 

DataTempo/CP2 está registrada no TRE, sob o número MG02978/2016.

Explicação

Em entrevista recente para o jornal O Tempo, a doutoranda em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela New School For Social Research (EUA), Maressa Miranda, atestou a dificuldade dos atuais prefeitos de se reelegerem, ou de elegerem seus candidatos, contextualizando pelo momento político nacional.

“O Brasil se arrasta há dois anos imerso em uma grave crise política, que se desdobrou em crise econômica. Com isso, a tendência é que as candidaturas de situação sofram baixas nas urnas, porque o eleitor não vai fazer análise conjuntural. Vai votar objetivamente, com base na realidade do município”, explicou.  



Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

1 comentários:

  1. Estou de olho nesta eleição para ver o nível de atenção do povo aos partidos que estão evolvidos diretamente com a corrupção, observando os dados para compor os retoques finais do meu novo livro Quasar-III que fala sobre o fim dos governos iconoclastas e a revolução MOROANA, e estará exposto gratuitamente na rede Social em cronicasdemibenat,blogspot.com alvesminuteriesgmail.com

    ResponderExcluir