Alex vai bem, Carlin deve se preocupar, registra análise de sociólogo petista



Em um condensamento da sua bagagem teórica e a sua vivência da política de Contagem, o sociólogo Ivanir Corgosinho — um dos principais assessores da deputada Marília Campos (PT) —  fez uma análise muito interessante sobre a última pesquisa, que tomamos a liberdade de reproduzir aqui algumas partes.  

Sobre Alex de Freitas, Corgosinho registra para o tucano “um céu de brigadeiro”. “A intenção de voto nele foi de 4% para 15% entre uma pesquisa e outra (crescimento de onze pontos percentuais), com a rejeição de um desconhecido: apenas 2,1%.

O sociólogo também analisou que, embora ainda desconhecido, “esquisitamente”, na parte espontânea da pesquisa, ele é mais lembrado que Ademir. “Me parece uma indicação clara de que a estratégia de Alex deu certo, que ele se consolidou como alternativa e está firme na disputa.”
“Não é só isso”, prosseguiu Corgosinho, “considerada a margem de erro, Alex pode estar à frente de Ademir, no encalço de Carlin. Pelos máximos e mínimos, Alex pode ter 18% de intenção de voto, e Ademir 15%.”, concluiu.   

Já sobre o atual prefeito Corgosinho faz um alerta: “seria burrice não entender que o prefeito tem razões de sobra para colocar as barbas de molho e que as chances de uma derrota são igualmente grandes”.

Com muita elegância ele se retrata sobre um erro anterior, mas fala da perda de pontos da intenção de votos do atual prefeito. “Errei ao comentar em outro lugar que ele e Ademir haviam crescido quatro pontos percentuais entre a penúltima pesquisa DataTempo e a divulgada hoje. É um erro que não muda o resultado, mas, ainda assim, é um erro e me retrato.”

“Ambos recuaram coisa de quatro pontos percentuais, pouco acima da margem de erro. De acordo com o DataTempo, a intenção de voto em Carlin era de 27% e veio para 23,3%. No caso de Ademir, era de 22,4% e veio para 18,5%”.

“Esperava-se que este monitor indicasse uma ampliação da margem favorável ao prefeito. Não o fez e um recuo, a esta altura do campeonato, é má notícia”, destacou o sociólogo.

Corgosinho registra ainda um outro risco para a campanha à reeleição do atual prefeito. “Além disso, se considerarmos a margem de erro para o mínimo de Carlin (19,84%) e para o máximo de Ademir (21,96%), o ex-prefeito põe dois pontos de frente sobre o prefeito. Pode não ser nada, já que na margem de erro. Mas pode, também, representar uma tendência e, se for isso, é caixão e vela preta, como se diz. Note-se, a propósito que a rejeição a Carlin Moura é acentuadamente maior: 34,8% contra 20,2% dos que não votam em Ademir. Isso há de pesar”.

“Petista” e “Marilista”, Corgosinho conclui constatando, que o segundo turno das eleições pode ser entre o tucano Alex de Freitas e o ex-prefeito Ademir Lucas.

“Amigos meus com mais contato com as “bases” apostam num segundo turno entre Alex e Ademir. Essa é uma possibilidade que não pode ser descartada. Eu não descarto”.

A análise do sociólogo Ivanir Corgosinho é sobre a pesquisa publicada pelo jornal O Tempo, na última quinta-feira (22). A pesquisa foi realizada entre os dias  17 e 21 de setembro, e entrevistou 800 eleitores do município. Tem uma margem de erro de 3,46%, e o seu nível de confiabilidade é de 95%. Ela foi feita pelo Instituto DataTempo/CP2, e contratada pela Sempre Editora LTDA, ambas empresas do mesmo grupo empresarial.  A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral, e o seu protocolo é MG-069051/2016.

Para ler a publicação original, clique no link abaixo


https://www.facebook.com/ivanir.corgosinho.9/posts/543095029213526?pnref=story.unseen-section

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Postar um comentário