My Instagram

Bastidores de Contagem
  • Página inicial
Home Archive for setembro 2016

A grande rejeição e hostilidade ao prefeito Carlin Moura (PCdoB) por parte dos usuários do metrô, na manhã da última quarta-feira (27), fez com que sua agenda de campanha na Estação Eldorado durasse pouco mais que 15 minutos.

Mesmo usando o megafone, Carlin ouviu “poucas e boas” dos trabalhadores que por lá passavam.

Faltando apenas três dias para a eleição, a rejeição do atual prefeito continua constrangedora e preocupante.  









A foto de um memorando da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem informando que os servidores do transporte não têm direito à “lanche , almoço e jantar” oferecidos no auditório do complexo hospitalar, começou a rodar as redes sociais. Principalmente no whattsapp, as pessoas apontam a proibição como prova do caos financeiro em que se encontra a Prefeitura de Contagem.

— O que são dez pratos de comida a mais pra uma secretária com um orçamento de mais de R$ 400 milhões por ano?  

O questionamento foi feito por um dos motoristas, que também comparou o valor recebido pelos motoristas, que não poderão mais lanchar, e o valor recebido pelos médicos e enfermeiros.   

— Comunista de C* é R&%$# !


Indignou-se.  



Com o rosto ralado, o olho direito inchado e uma das mãos toda ensangüentada, o professor Marcos Pinheiro publicou um vídeo em sua pagina do Facebook, no último sábado (24), denunciando a agressão que ele sofreu de apoiadores do prefeito Carlin Moura (PCdoB).

No vídeo o professor explicou que estava em um bar no bairro Santa Cruz, pedindo votos para o candidato a prefeito, Alex de Freitas (PSDB), e o seu candidato a vereador, Rinaldo (PV), quando foi abordado por militantes do PCdoB que disseram que ele não deveria pedir votos no local.


Marcos também denunciou que, acionado, o Samu não foi prestar atendimento, restando a ele caminhar até o Hospital Municipal de Contagem para conseguir atendimento e curativos. 

Para ver a publicação original, clique no link abaixo.


https://www.facebook.com/marcosfpinheiro/videos/vb.100001947295905/1215776258497272/?type=2&theater





A divulgação de pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Contagem, feita pelo Instituto Paraná, que seria apresentada nessa terça-feira (27) na Rede Record de Televisão, foi barrada pela campanha à reeleição do atual prefeito Carlin Moura (PCdoB).

Tão logo foi publicada a suspensão da divulgação da pesquisa, todo tipo de especulação ganhou o meio político de Contagem. A “tese” mais forte é que o PCdoB detectou que Carlin está muito mal de intenção de votos para o primeiro turno, e, antevendo o estrago que a pesquisa poderia fazer na reta final da campanha, resolveram não pagar para ver.  

A Coligação apontou que nas simulações para o segundo turno, o instituto não simulou a intenção de votos entre Carlin e Alex, deixando de formular todas as hipóteses possíveis entre os três candidatos mais bem colocados.

A apuração das intenções de votos para o primeiro turno, entretanto, estavam corretas.  


A decisão foi do juiz Haroldo Dutra Dias, da justiça eleitoral. A pesquisa foi registrada no TRE-MG com o protocolo MG 04517/2016. 











  As promessas feitas — e não cumpridas! — pelo prefeito Carlin Moura (PCdoB) em sua última campanha, foram parodiadas em vídeo que está rodando as redes sociais. Uma marchinha faz trilha sonora aos “prometimentos” do prefeito e ao final é selado um “prometeu e não fez”.

Uma peça bem humorada, e que dá o tom de como será a última semana antes da eleição. 







Em um condensamento da sua bagagem teórica e a sua vivência da política de Contagem, o sociólogo Ivanir Corgosinho — um dos principais assessores da deputada Marília Campos (PT) —  fez uma análise muito interessante sobre a última pesquisa, que tomamos a liberdade de reproduzir aqui algumas partes.  

Sobre Alex de Freitas, Corgosinho registra para o tucano “um céu de brigadeiro”. “A intenção de voto nele foi de 4% para 15% entre uma pesquisa e outra (crescimento de onze pontos percentuais), com a rejeição de um desconhecido: apenas 2,1%.

O sociólogo também analisou que, embora ainda desconhecido, “esquisitamente”, na parte espontânea da pesquisa, ele é mais lembrado que Ademir. “Me parece uma indicação clara de que a estratégia de Alex deu certo, que ele se consolidou como alternativa e está firme na disputa.”
“Não é só isso”, prosseguiu Corgosinho, “considerada a margem de erro, Alex pode estar à frente de Ademir, no encalço de Carlin. Pelos máximos e mínimos, Alex pode ter 18% de intenção de voto, e Ademir 15%.”, concluiu.   

Já sobre o atual prefeito Corgosinho faz um alerta: “seria burrice não entender que o prefeito tem razões de sobra para colocar as barbas de molho e que as chances de uma derrota são igualmente grandes”.

Com muita elegância ele se retrata sobre um erro anterior, mas fala da perda de pontos da intenção de votos do atual prefeito. “Errei ao comentar em outro lugar que ele e Ademir haviam crescido quatro pontos percentuais entre a penúltima pesquisa DataTempo e a divulgada hoje. É um erro que não muda o resultado, mas, ainda assim, é um erro e me retrato.”

“Ambos recuaram coisa de quatro pontos percentuais, pouco acima da margem de erro. De acordo com o DataTempo, a intenção de voto em Carlin era de 27% e veio para 23,3%. No caso de Ademir, era de 22,4% e veio para 18,5%”.

“Esperava-se que este monitor indicasse uma ampliação da margem favorável ao prefeito. Não o fez e um recuo, a esta altura do campeonato, é má notícia”, destacou o sociólogo.

Corgosinho registra ainda um outro risco para a campanha à reeleição do atual prefeito. “Além disso, se considerarmos a margem de erro para o mínimo de Carlin (19,84%) e para o máximo de Ademir (21,96%), o ex-prefeito põe dois pontos de frente sobre o prefeito. Pode não ser nada, já que na margem de erro. Mas pode, também, representar uma tendência e, se for isso, é caixão e vela preta, como se diz. Note-se, a propósito que a rejeição a Carlin Moura é acentuadamente maior: 34,8% contra 20,2% dos que não votam em Ademir. Isso há de pesar”.

“Petista” e “Marilista”, Corgosinho conclui constatando, que o segundo turno das eleições pode ser entre o tucano Alex de Freitas e o ex-prefeito Ademir Lucas.

“Amigos meus com mais contato com as “bases” apostam num segundo turno entre Alex e Ademir. Essa é uma possibilidade que não pode ser descartada. Eu não descarto”.

A análise do sociólogo Ivanir Corgosinho é sobre a pesquisa publicada pelo jornal O Tempo, na última quinta-feira (22). A pesquisa foi realizada entre os dias  17 e 21 de setembro, e entrevistou 800 eleitores do município. Tem uma margem de erro de 3,46%, e o seu nível de confiabilidade é de 95%. Ela foi feita pelo Instituto DataTempo/CP2, e contratada pela Sempre Editora LTDA, ambas empresas do mesmo grupo empresarial.  A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral, e o seu protocolo é MG-069051/2016.

Para ler a publicação original, clique no link abaixo


https://www.facebook.com/ivanir.corgosinho.9/posts/543095029213526?pnref=story.unseen-section



Alguns petistas que hoje integram a gestão de Carlin Moura (PCdoB), e que também fizeram parte do final da gestão de Marília Campos (PT), reconhecem — ao pé do ouvido — o mesmo clima das vésperas da eleição de 2012, quando o petista Durval Ângelo foi para o segundo turno das eleições já derrotado politicamente. 


— A tensão e nervosismo, tanto do primeiro escalão do governo, quanto da cúpula da campanha, desmentem a tranquilidade que eles tentam nos empurrar. Tá igual a campanha do Durval. A militância tinha uma forte suspeita de que as coisa não iam bem, e a coordenação da campanha não conseguia provar que era o contrário.



Pedimos uma outra saidera...





Enquanto alguns camaradas de trajetória histórica foram “convidados” a buscar outras legendas, alguns com o Cutelo e a Foice tatuados no próprio pelo, ou mesmo a encarar uma desleal disputa por uma cadeira no legislativo local, outros festejam todos os dias a certeza que elegerão (ou seria reelegerão?) o "seu" vereador.

Alguns camaradas que fizeram por anos seguidos rifas, bingos — e carregaram nas costas seu maior representante, o prefeito Carlin Moura — para ver o partido crescer e conquistar a maior vitória da legenda em termos da condução de um executivo municipal, não passaram de muletas para velhas raposas, que de comunistas nada têm.

A chapa de candidatos ao cargo de vereador do PCdoB de Contagem revela que os dez mais votados passaram por diversos partidos da direita, e nenhum foi militante nos coletivos vinculados ao PCdoB.

E o irmão do deputado “comunista”, que na prática é mais próximo do grupo capitalista de Vittorio Medioli?

Qual é a lógica de sacrificar históricos camaradas para reeleger políticos sem identidade partidária?

Com a palavra, o tempo.

Outro golpe que têm deixado muitos camaradas frustrados é o apoio declarado da comunista Marilene Pimenta ao “camarada” e camaleão Arnaldo de Oliveira (PTB). 

À boca miúda é dito que todos na secretaria são obrigados a votar no eterno vereador, que não legisla e muito mesmo fiscaliza — mas sabe agradar uma velhinha.

Não era de se acreditar muito nessa conversa — uma vez que os próprios Pimenta sofreram a dor do abandono nas eleições de 2012 quando o comunista Geraldo Pimenta foi preterido por causa do “comunista’ Ricardo Faria.

Entretanto, quando a chefe de gabinete da secretária de desenvolvimento social e habitação vai paras as redes sociais pedir votos para o mais antigo vereador em exercício de Contagem fica inegável que o Partido Comunista pode sair das urnas sem uma legítima voz na Câmara Municipal.

Caso Carlin perca, Rogério Marreco permanecerá no partido? Jair do Tropical irá, por fim, converte-se ao ideário da legenda?

Se as pesquisas confirmarem a ausência de Carlin no segundo turno, então a falência será completa.


Que articulação política é essa? Quem foi o gênio dessa estripulia?














O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) reconheceu a ilegalidade da criação de oitos cargos em comissão pela Prefeitura de Contagem, em sessão realizada na última quarta-feira (21). A decisão foi unânime.

O conselheiro Cláudio Terrão, relator do processo, afirmou não ter dúvidas de que a criação desses cargos foi inconstitucional, já que, segundo ele, ela afronta dispositivos da Constituição da República e da Constituição de Minas Gerais.
“A criação de cargos em comissão para o exercício de funções alheias à direção, chefia ou assessoramento acarreta a burla à regra do concurso público”, escreveu o conselheiro, “trata-se de regra que visa a garantir a observância, dentre outros, dos princípios constitucionais da isonomia, da moralidade e da impessoalidade”, completou.
A decisão alcança os cargos de assessor operacional, criado pela Lei Complementar 138/13, de assistentes I, II e III, instituídos pela Lei Complementar 142/13, de assistentes I e II, definidos na Lei Complementar 148/13, e de assistentes I e II, da Lei Complementar 151/13.

Para o TCE-MG, as atribuições dos cargos em comissão criados em Contagem “inserem-se em um contexto de tarefas burocráticas e meramente operacionais, já que o assessoramento, por exemplo, refere-se a atividades administrativas ou técnicas concernentes às áreas operacionais, indicando que as funções possuem um caráter nitidamente executivo. Tanto é que o nível de escolaridade exigido é de ensino fundamental ou médio”.
Lei a notícia sobre a decisão do TCE-MG no site do próprio Tribunal


http://www.tce.mg.gov.br/Tribunal-de-Contas-reconhece-inconstitucionalidade-da-criacao-de-cargos-de-confianca-em-Contagem-.html/Noticia/1111622020






O Juiz da 91ª Zona Eleitoral, Vinícius Miranda Gomes, mandou suspender, na última terça-feira (20) a exibição do programa do candidato Carlin Moura (PCdoB), feito dentro do prédio da nova maternidade municipal. O pedido foi feito pela Coligação Contagem para o Futuro, do candidato Alex de Freitas (PSDB).  

Na petição os tucanos denunciam que o atual prefeito gravou o programa utilizando espaços públicos e agentes públicos — de forma indevida — desequilibrando a disputa em razão da vantagem do acesso que aos demais candidatos seria restrito.

O juiz acatou o pedido e determinou a imediata suspensão da veiculação da propaganda no horário eleitoral gratuito, exibido pela Rede Record, e a remoção do vídeo das redes sociais.

Na decisão, o juiz aponta que após assistir o programa, constata a existência de pelo menos duas irregularidades. “A primeira, a gravação dentro do hospital, de áreas reservadas aos profissionais e pacientes, como sala de parto e sala da administração”.  

“Em segundo plano”, continuou o juiz, “a entrevista a agentes públicos, com crachá e dentro da sala de parto, pelo menos no primeiro citado, a princípio, no horário de trabalho”.

O vídeo gravado pelo atual prefeito era uma tentativa de responder ao programa exibido pelo candidato Alex de Freitas, que conseguiu entrar no prédio da maternidade, inaugurada no mês de maio, e mostrar um andar inteiro vazio, sem leitos ou equipamentos hospitalares.O programa teve grande repercussão. 




O final de noite das militâncias de Contagem, nos muitos bares da cidade, registra o lamento em comum dos integrantes da campanha à reeleição do prefeito Carlin Moura (PCdoB).

A pesquisa publicada no jornal Estado de Minas no último domingo (18), em que o atual prefeito aparece em terceiro lugar, atrás do candidato Alex de Freitas (PSDB), que vem em segundo, e do ex-prefeito Ademir Lucas (PR), liderando a disputa, baqueou a militância.

As posições apresentadas alinham Carlin à rejeição sentida pela campanha nas ruas, na dificuldade de pedir votos para ele.  

A coordenação da campanha sustentou para a militância e aos candidatos um clima de mil maravilhas, com possibilidade de vitória no primeiro turno. Agora, tudo se encaixa, só que no extremo oposto do que é dito pela direção do partido.

O terceiro lugar explica porque os candidatos da coligação estavam escondendo a imagem do atual prefeito em seu material.

A campanha de Carlin está nas cordas, zonza, sem muita reação.

Antes da pesquisa, receberam um golpe certeiro do candidato Alex de Freitas, que conseguiu entrar no novo prédio da maternidade – por dois dias consecutivos – e mostrar um andar inteiro vazio, sem leitos ou equipamentos hospitalares.

De vitrine da campanha do prefeito, a maternidade virou vidraça.

Dias depois, uma gestante deu a luz a um recém nascido na recepção da maternidade; para piorar, após o parto a criança caiu no chão. O caso ganhou a imprensa estadual e a matéria produzida não para circular nas redes sociais.  

Alex de Freitas também conseguiu barrar a publicação de pesquisa feita pelo instituto DataTempo/CP2, que seria publicada no jornal O Tempo e do Super Notícias no início do mês.

Para a Justiça Eleitoral o questionário da pesquisa “mais induz o eleitor do que efetivamente capta sua intenção de voto”.

Ficou a suspeita até entre os próprios militantes.

Assim, entre um gole e outro, confessa-se aos amigos, por ora adversários:

— “O receio não é só de não ganharmos a campanha, é de não irmos nem para o segundo turno”

Um arroto, um soluço, pede-se a conta e a saidera. 




























Cansados de promessas, os moradores da Ocupação Guarani Kaiowá tentaram invadir na manhã dessa terça-feira (20) o comitê central da campanha do prefeito Carlin Moura (PCdoB), que fica na av. João César de Oliveira — onde funcionava a Faculdade UNA.

“Tem quatro anos de ocupação Guarani Kaiowá e quatro anos de governo Carlin. O que ele fez por nós? Agora é muito fácil ele ir lá e pedir voto a cada morador falando que está nos ajudando, quando não está nos ajudando. Nossas crianças estão na rua e cadê Carlin?”, desabafou uma das manifestantes.

Em 2013 cerca de 200 famílias sem moradia e em situação de vulnerabilidade social começaram a ocupação Guarany Kaiowá em uma área situada na região da Ressaca.

Segundo uma das manifestantes, a ocupação será despejada. “Nós estamos lutando pelos nossos direitos que foram roubados. Nossa ocupação está com ordem de despejo. Carlin entrou na negociação, fez sacanagem com a gente e fala que a nossa ocupação está ganha, e não está. Se eu sair daqui não tenho para onde levar meus filhos, sou mãe de três crianças e não tenho para onde ir, assim como vários moradores aqui”, disse.

Em negociação com os manifestantes, o advogado campanha, Fabrício Aires, conseguiu uma audiência para que uma comissão formada por seis representantes da ocupação fossem recebidos pelo prefeito.

De lá a ocupação seguiu para a porta da prefeitura.

Em 2014, cerca de 80 moradores da Ocupação Guarani Kaiowá ocuparam a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação




Depoimento dos manifestante na porta do comitê





A placa na entrada do condomínio registra e denuncia o “golpe eleitoreiro”. “Entregue à comunidade no dia 29 de fevereiro”. Embora inaugurado com festa e marquetagem, o Conjunto Habitacional Vila Itália ainda não recebeu às famílias por falta ligação da rede de luz.

Logo na entrada do conjunto dá para ver todos os postes que deveriam levar energia para o condomínio sem nenhuma fiação.

Apesar da falta de estrutura, mais de 20 famílias já estão em seus apartamentos, por medo de invasão.

Conversamos com uma das moradoras do condomínio (que não a identificaremos para preservá-la de represálias) e ela explicou que, cobrada, a prefeitura empurra para Cemig, que por sua vez devolve para a prefeitura. “No final, ninguém resolve. Ficamos aqui esperando um filho de Deus para acabar com esse sofrimento. Algumas de nós esperamos pelo apartamento acerca de 10 anos, e agora fica essa falta de respeito”.

Quando entregue, matéria pública no site da Prefeitura de Contagem registrou que foram gastos mais R$ 12 milhões na construção dos apartamentos, por meio do Programa de Aceleração Crescimento (PAC), em um convênio firmado entre o município e o governo federal.  

Quando saímos de lá, um carro de reportagem da Record estava chegando. É na pressão que a coisa sai...




Poste em frente aos prédios sem nenhuma fiação


Postes que dão acesso ao conjunto habitacional sem nenhuma instalação elétrica








Repetindo o drama das duas últimas eleições, a campanha do candidato Ademir Lucas (PR) passa por sérias dificuldades financeiras a poucos dias da votação.

Nessa segunda-feira (19) correu o boato de que os carros de som e de transporte das equipes ficaram parados por falta de gasolina; no final da tarde bandeireiros da campanha já não estavam nas ruas, supostamente atrás do pagamento.

Não eram nem 17h e o comitê do candidato localizado no centro de Contagem já estava fechado.  

Ainda segundo informações do bastidor da política da cidade, candidatos dos partidos da coligação de Ademir estão em conversa com a coordenação de outras campanhas desde o início da semana passada, negociando apoio político em troca de material de divulgação. 

É como disse um ex-apoiador: "Enfim, mais do mesmo". 








Pesquisa de intenção de votos em Contagem, feita pelo Instituto DataTempo/CP2 — devidamente registradas no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) não será publicada. É o que respondeu o próprio instituto ao requerimento feito pela Coligação Experiência e Juventude (PR, DEM e PTN), do candidato Ademir Lucas.

O jurídico da coligação solicitou ao juiz da 93ª Zona Eleitoral acesso à pesquisa, e o juiz intimou o instituto a apresentá-la.

Entretanto, o DataTempo/CP2 respondeu que os dados obtidos NÃO serão objetos de qualquer divulgação, logo, amparados pela lei, não estão obrigados a fornecer quaisquer informações acerca da pesquisa.

No final da reposta, o instituto reforça: “tendo em vista que os resultados apurados NÃO foram e nem serão objetos de divulgação, a CP2 informa que não fornecerá os dados solicitados”.  

A pesquisa foi protocolada no TRE-MG, (08/09/2016), com o nº MG-09749/2016.

Ao registrar que as pesquisas não serão divulgadas, uma onda de especulação a respeito das razões tomou conta da cidade.

O mais forte dos “porquês” é uma queda significativa da intenção de votos do prefeito Carlin Moura (PCdoB).

Uma segunda pesquisa foi registrada pelo Instituto DataTempo/CP2, no último dia 14, com o protocolo nº MG-06905/2016 e está em campo.  







Justiça proibiu divulgação de pesquisa tendenciosa no jornal O Tempo

O Bastidores de Contagem divulgou com exclusividade a proibição da pesquisa de intenção de votos para prefeito em Contagem, também feita pelo instituto CP2/DataTempo. Ela seria publicada na edição do jornal do dia 6 de setembro.

Em sua decisão, o juiz da 93ª Zona Eleitoral, Haroldo Dutra Dias, aponta que o questionário da pesquisa “mais induz o eleitor do que efetivamente capta sua intenção de voto”.

O juiz apontou que o DataTempo/CP2 declara expressamente ser objetivo avaliar a administração e imagem do prefeito Carlin Moura (PCdoB), bem como verificar a viabilidade da sua candidatura à Prefeitura de Contagem.

“Causa estranheza a publicação da referida pesquisa em jornal de grande circulação, prevista para o dia 6/9, quando já consta o registro do atual prefeito para o pleito de outubro”, reconheceu o juiz.

O pedido de impugnação da publicação da pesquisa foi feito pela Coligação Contagem para o Futuro, do candidato Alex de Freitas.           

Clique no link abaixo para ler a matéria na integra.

http://bastidoresdecontagem.blogspot.com.br/2016/09/justica-proibiu-divulgacao-de-pesquisa.html







A coluna “Questão de Ordem”, dessa sexta-feira (16), do jornal O Tempo Contagem, desqualificou as publicações do próprio jornal O Tempo Contagem.

Ao afirmar que a maternidade “se prepara” para receber o Centro Pediátrico, reconhece, por obviedade, que o atendimento está incompleto.

Diferentemente do que foi publicado pelo jornal, no dia 13 de maio, sobre a inauguração da maternidade. O jornal enumerou os serviços que seriam ofertados, mas não registrou que o funcionamento começaria parcial.

Seta amarela para a editora?

Clique no link abaixo para ver a matéria sobre a inauguração da maternidade.  

http://www.otempo.com.br/o-tempo-contagem/carlin-moura-entrega-nova-maternidade-no-pr%C3%B3ximo-s%C3%A1bado-21-de-maio-1.1299342








Muitos prefeitos em campanha para a reeleição, ou os candidatos que apoiam para a sucessão, dificilmente serão eleitos. É o que tem mostrado as principais pesquisas de intenção de votos.  

A crise política e econômica brasileira pode ser uma das explicações para a eventual derrota dos gestores municipais. 

O atual prefeito Carlin Moura (PCdoB) é um exemplo. Candidato à reeleição, pesquisas tem apontado alto nível de rejeição a sua candidatura.

A última pesquisa realizada mostra o ex-prefeito Ademir Lucas, derrotado nas três últimas eleições, à frente do comunista.

Ademir aparece com 22%, Carlin com 17%, tecnicamente empatado com o candidato Alex de Freitas, do PSDB, que tem 13% das intenções de votos. Em quarto lugar aparece o candidato do PMDB, Jander Filaretti, com 8% de intenção de votos.  

Quando avaliada a rejeição espontânea de Carlin, quando é perguntado ao entrevistado em quem não votaria sem apresentar os nomes, o atual prefeito tem uma rejeição de 18%. Três pontos a mais que Ademir Lucas, que é rejeitado por 15% da população. Alex não é citado.

Quando os nomes são apresentado, a rejeição de Carlin salta para 32%, seguido de Ademir Lucas, com 21%. Alex de Freitas vem em terceiro, com apenas 3% de rejeição.

Alex de Freitas tem a menor rejeição dos três primeiros colocados, logo, maior potencial de crescimento.


A pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 14/08/2016, com o número MG-06421/2016. Foram entrevistadas 945 pessoas. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e foi  feita pelo Instituto Multidados.  

Para ver a integra da pesquisa, clique no link abaixo

https://multidadospesquisa.com.br/eleicao_2016_contagem.html


Belo Horizonte



O vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros, é o candidato do atual prefeito da capital, Márcio Lacerda. Em pesquisa publicada na quarta-feira (14), ele aparece com apenas 4% das intenções de voto. Dezenas de pontos atrás do candidato do PSDB, o deputado estadual João Leite, que registrou 33% das intenções de voto. Em segundo lugar, vem o empresário Alexandre Kalil (PHS), com 22% das intenções. 

A pesquisa foi feita pelo Instituto Ibope, e também tem margem de erro de 3%, para mais ou para menos. 

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o protocolo MG-07366/2016.
  
São Paulo



A disputa na cidade de São Paulo também está igualmente “complicada” para o atual prefeito, o petista Fernando Haddad. Pesquisa Ibope, também divulgada na quarta-feira (14), coloca o prefeito em quarto lugar na intenção de voto dos paulistanos, com apenas 9%. Na sua frente está o tucano João Dória, com 17%, Marta Suplicy (PMDB), com 20%, e, liderando a disputa, o deputado federal Celso Russomano (PRB), com 30% da preferência dos paulistanos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo SP-01398/2016.

Rio de Janeiro




O senador e bispo licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ) segue líder da disputa para o cargo de prefeito do Rio de Janeiro, com 31% das intenções de votos. É o que mostra a pesquisa divulgada na última quarta-feira (14), feita do IBOPE.

Pedro Paulo (PMDB), que é o candidato apoiado pelo atual prefeito Eduardo Paes (PMDB), aparece empatado com o deputado estadual Marcelo Freixo (Marcelo Freixo), com 9% das intenções de voto. Eles vêm seguidos de perto do deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSC-RJ) e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), ambos com 8% das intenções de voto.   

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sob o protocolo RJ-08958/2016.
 
Betim



O empresário Vittorio Mediolli (PHS) segue líder na preferência do eleitor de Betim, segundo as pesquisas realizadas pelo Instituto Paraná, divulgadas no dia 1 de setembro. Ele aparece com 35,3% das intenções de voto do deputado estadual Ivair Nogueira (PMDB), que teve 14,7% da preferência dos entrevistados. Nogueira é o candidato apoiado pelo atual prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa (PSDB). 

A DataTempo/CP2 está registrada no TRE, sob o número MG02978/2016.

Explicação

Em entrevista recente para o jornal O Tempo, a doutoranda em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela New School For Social Research (EUA), Maressa Miranda, atestou a dificuldade dos atuais prefeitos de se reelegerem, ou de elegerem seus candidatos, contextualizando pelo momento político nacional.

“O Brasil se arrasta há dois anos imerso em uma grave crise política, que se desdobrou em crise econômica. Com isso, a tendência é que as candidaturas de situação sofram baixas nas urnas, porque o eleitor não vai fazer análise conjuntural. Vai votar objetivamente, com base na realidade do município”, explicou.  



Assinar: Comentários ( Atom )

SOBRE O AUTOR

LATEST POSTS

  • QUANTO CUSTOU MAIS ESSE VEXAME?
    Para anunciar a instalação da Hyperloop TT em Contagem, o prefeito Alex de Freitas autorizou uma grande campanha publicitária. Fo...
  • Em Contagem, debate sobre o IPTU não é fiscal ou jurídico. É sobre traição
    Nas primeiras horas da manhã da última terça-feira (22), uma enxurrada de mensagens — disparadas principalmente por integrantes da...
  • Rodinei e Kátia (PSD) declaram apoio a Alex de Freitas
    Foi confirmado na manhã dessa sexta-feira o apoio de Rodinei Ferreira e sua vice, Katia Bordoni, ambos do PSD, a Alex de Freitas e ...
  • Clubes de Contagem podem ganhar isenção e perdão do IPTU
    Em Contagem, o debate sobre a retomada da cobrança do IPTU residencial não é só fiscal ou jurídico; é principalmente sobre traiçã...
  • Entregues na véspera da eleição, prédios da Vila Itália estão há dois meses sem luz
    A placa na entrada do condomínio registra e denuncia o “golpe eleitoreiro”. “Entregue à comunidade no dia 29 de fevereiro”. Embora ...
  • Quanto custa o apoio de Ademir Lucas?
    Derrotado pela quarta vez em sua tentativa de voltar ao comando da Prefeitura de Contagem, desde a última terça-feira (4) corre n...
  • O dia que Aécio Neves “tucanou” Alex de Freitas
    Ninguém entendeu a gigantesca participação do PSDB Minas, destacadamente dos quadros de Belo Horizonte, na composição do governo...
  • Os números da eleição em Contagem
    Novo recorde Alex de Freitas (PSDB) foi eleito prefeito de Contagem com a maior votação da história do município. Foram 223.902...
  • Foi quase, Ademir...
    O ex-prefeito Ademir Lucas (PR) vive profunda exaustão eleitoral. Ele perdeu as últimas quatro disputas ao comando do Prefeitu...
  • Carlin Moura é vaiado até por “apoiadores”.
    A rotina de vaias ao prefeito Carlin Moura (PCdoB) ganhou novo episódio na última terça-feira (2). Dessa vez foi na convenção do PTB ...

Blogger templates

Categories

ACM Neto Ademir Lucas Adriano Cerqueira Aécio Neves Alex Chiodi Alex de Freitas Alexandre Kalil Altamir Ferreira Andrade Gutierrez Arnaldo de Oliveira arte Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) Audiência Pública Banco Rural Barulhista Big Shopping Bruno Diniz Câmara Municipal de Contagem Carlin Moura Celso Pitta Ciência Ciro Gomes Conjunto Habitacional Vila Itália Contagem Contagem Notícias CP2 Cu Cultura Daniel Carvalho Data Tempo DataTempo/CP2 Decinho Camargos Décinho Camargos DEM Denilson da JUC dia de finados Dilma Roussef Dilma Rousseff Diniz Pinheiro direito de resposta Dívida Consolidada Liquida Dívida Pública Domingos de Castro Domingos Sávio Duda Durval Ângelo Educação Eldorado vaias eleições 2016 eleições 2020 Escola de Tempo integral Estado de Minas extensão do Metrô Facebook FAPEMIG Fernando Pimentel Fredim Carneiro Fundac FUNEC Glória da Aposentadoria Governo Federal Hugo Vilaça Hyperloop TT Instituto Giga Instituto Veritá IPTU IPTU Contagem IPTU residencial Irineu Inácio Isabela Filaretti isenção do IPTU Ivanir Corgosinho Jair do Tropical Jander Jander Filaretti Jô Moraes João Guedes jornal Hoje em Dia José de Souza José Silva Justiça Eleitoral Juvenil Alves Kaká Menezes Kátia Bordoni Laudívio Carvalho Lei da Ficha Limpa Leonardo Antunes Marcílio Barenco Corrêa de Mello Márcio Lacerda Marcio Lacerda Marcos Pereira Marcos Valério Marilia Campos Marília Campos Marília Campos (PT) Marius Carvalho Maternidade Municipal de Contagem MDB Michel Temer Ministério Público Ministério Público de Contas (MPC) Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais Nepotismo Newton Cardoso Newton Junior Nilmário Miranda Ñova COntagem Novo O Tempo O Tempo Contagem Obelino Marques obra eleitoreira Ocupação Guarani Kaiowá Operação Castelhana PAC Paulo Brant Paulo Lamac Paulo Maluf PC do B PCdoB PCdoB. Carlin Moura PDT pesquisa eleitoral PHS PMDB PMDB PCdoB Polícia Federal Política ponto facultativo PP PPP PR PRB Prefeitura de Belo Horizonte Prefeitura de Contagem Previcon PRP PSB PSC PSD PSDB PSL PT PTB PTC PTdoB PV radares de trânsito Record Rede Rede Record Rede Sustentabilidade redes Sociais Renata Lima Ricardo Faria Roberto Tibúrcio Rodinei Rodinei Ferreira Rodrigo Maia Rogério Marreco Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação Sedectes Sempre Editora Solidariedade TCE-MG TCU Tecnologia e Ensino Superior Tempo de TV Teteco Transcon Trânsito TRE MG TRE-MG Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) Trincheira do Itaú UJS Vanessa Lucas Via Expressa de Contagem Vittorio Mediolli Whatsapp William Barreiro Zé Antônio Zé de Souza Zema

Instagram

Blog Archive

  • maio 2022 (1)
  • julho 2020 (1)
  • julho 2019 (1)
  • junho 2019 (2)
  • abril 2019 (3)
  • fevereiro 2019 (1)
  • janeiro 2019 (3)
  • novembro 2018 (1)
  • setembro 2018 (1)
  • junho 2018 (1)
  • agosto 2017 (1)
  • julho 2017 (1)
  • junho 2017 (2)
  • abril 2017 (5)
  • março 2017 (4)
  • fevereiro 2017 (1)
  • novembro 2016 (3)
  • outubro 2016 (25)
  • setembro 2016 (25)
  • agosto 2016 (10)
  • julho 2016 (8)
  • junho 2016 (11)
Tecnologia do Blogger.

Bastidores de Contagem

Poder e política na Contagem das Aboboras

Denunciar abuso

O Barulhista de Contagem...

No início dos anos 2000, num canto mais afastado do corredor central da Escola Estadual Padre José Maria de Man (localizada no bairro Monte ...

  • Home
  • Fashion
  • _Trendy
  • _Latest
  • Lifestyle
  • shop
  • travel
  • food

Pesquisar este blog

recent posts

Advertisement

Advertisement

Add Me ON

6

Pinterest

[blogger][disqus][facebook]

recent posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe

facebook linkedin twitter youtube

Follow Us

  • facebook
  • twitter
  • bloglovin
  • youtube
  • pinterest
  • instagram

About me

Photo Profile
Taylor Wong Architecture Designer

The Japanese call it Hanakotoba, and King Charles II brought it to Sweden from Persia in the 17th century. Read More

facebook Twitter instagram pinterest bloglovin google plus tumblr Documentation

Top Navigation Menu

  • Home
  • About
  • Contact
  • 404

Follow Us

  • facebook
  • twitter
  • instagram
  • pinterest
  • bloglovin
  • etsy

Follow Us

Escrito à várias mãos, Contagem tem um espaço saudável de bom jornalismo e independência editorial

Bastidores de Contagem
Ver meu perfil completo

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Labels

  • ACM Neto
  • Ademir Lucas
  • Adriano Cerqueira
  • Aécio Neves
  • Alex Chiodi
  • Alex de Freitas
  • Alexandre Kalil
  • Altamir Ferreira
  • Andrade Gutierrez
  • Arnaldo de Oliveira
  • arte
  • Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)
  • Audiência Pública
  • Banco Rural
  • Barulhista
  • Big Shopping
  • Bruno Diniz
  • Câmara Municipal de Contagem
  • Carlin Moura
  • Celso Pitta
  • Ciência
  • Ciro Gomes
  • Conjunto Habitacional Vila Itália
  • Contagem
  • Contagem Notícias
  • CP2
  • Cu
  • Cultura
  • Daniel Carvalho
  • Data Tempo
  • DataTempo/CP2
  • Decinho Camargos
  • Décinho Camargos
  • DEM
  • Denilson da JUC
  • dia de finados
  • Dilma Roussef
  • Dilma Rousseff
  • Diniz Pinheiro
  • direito de resposta
  • Dívida Consolidada Liquida
  • Dívida Pública
  • Domingos de Castro
  • Domingos Sávio
  • Duda
  • Durval Ângelo
  • Educação
  • Eldorado vaias
  • eleições 2016
  • eleições 2020
  • Escola de Tempo integral
  • Estado de Minas
  • extensão do Metrô
  • Facebook
  • FAPEMIG
  • Fernando Pimentel
  • Fredim Carneiro
  • Fundac
  • FUNEC
  • Glória da Aposentadoria
  • Governo Federal
  • Hugo Vilaça
  • Hyperloop TT
  • Instituto Giga
  • Instituto Veritá
  • IPTU
  • IPTU Contagem
  • IPTU residencial
  • Irineu Inácio
  • Isabela Filaretti
  • isenção do IPTU
  • Ivanir Corgosinho
  • Jair do Tropical
  • Jander
  • Jander Filaretti
  • Jô Moraes
  • João Guedes
  • jornal Hoje em Dia
  • José de Souza
  • José Silva
  • Justiça Eleitoral
  • Juvenil Alves
  • Kaká Menezes
  • Kátia Bordoni
  • Laudívio Carvalho
  • Lei da Ficha Limpa
  • Leonardo Antunes
  • Marcílio Barenco Corrêa de Mello
  • Márcio Lacerda
  • Marcio Lacerda
  • Marcos Pereira
  • Marcos Valério
  • Marilia Campos
  • Marília Campos
  • Marília Campos (PT)
  • Marius Carvalho
  • Maternidade Municipal de Contagem
  • MDB
  • Michel Temer
  • Ministério Público
  • Ministério Público de Contas (MPC)
  • Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais
  • Nepotismo
  • Newton Cardoso
  • Newton Junior
  • Nilmário Miranda
  • Ñova COntagem
  • Novo
  • O Tempo
  • O Tempo Contagem
  • Obelino Marques
  • obra eleitoreira
  • Ocupação Guarani Kaiowá
  • Operação Castelhana
  • PAC
  • Paulo Brant
  • Paulo Lamac
  • Paulo Maluf
  • PC do B
  • PCdoB
  • PCdoB. Carlin Moura
  • PDT
  • pesquisa eleitoral
  • PHS
  • PMDB
  • PMDB PCdoB
  • Polícia Federal
  • Política
  • ponto facultativo
  • PP
  • PPP
  • PR
  • PRB
  • Prefeitura de Belo Horizonte
  • Prefeitura de Contagem
  • Previcon
  • PRP
  • PSB
  • PSC
  • PSD
  • PSDB
  • PSL
  • PT
  • PTB
  • PTC
  • PTdoB
  • PV
  • radares de trânsito
  • Record
  • Rede
  • Rede Record
  • Rede Sustentabilidade
  • redes Sociais
  • Renata Lima
  • Ricardo Faria
  • Roberto Tibúrcio
  • Rodinei
  • Rodinei Ferreira
  • Rodrigo Maia
  • Rogério Marreco
  • Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação
  • Sedectes
  • Sempre Editora
  • Solidariedade
  • TCE-MG
  • TCU
  • Tecnologia e Ensino Superior
  • Tempo de TV
  • Teteco
  • Transcon
  • Trânsito
  • TRE MG
  • TRE-MG
  • Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG)
  • Trincheira do Itaú
  • UJS
  • Vanessa Lucas
  • Via Expressa de Contagem
  • Vittorio Mediolli
  • Whatsapp
  • William Barreiro
  • Zé Antônio
  • Zé de Souza
  • Zema

Labels

  • ACM Neto
  • Ademir Lucas
  • Adriano Cerqueira
  • Aécio Neves
  • Alex Chiodi
  • Alex de Freitas
  • Alexandre Kalil
  • Altamir Ferreira
  • Andrade Gutierrez
  • Arnaldo de Oliveira
  • arte
  • Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)
  • Audiência Pública
  • Banco Rural
  • Barulhista
  • Big Shopping
  • Bruno Diniz
  • Câmara Municipal de Contagem
  • Carlin Moura
  • Celso Pitta
  • Ciência
  • Ciro Gomes
  • Conjunto Habitacional Vila Itália
  • Contagem
  • Contagem Notícias
  • CP2
  • Cu
  • Cultura
  • Daniel Carvalho
  • Data Tempo
  • DataTempo/CP2
  • Decinho Camargos
  • Décinho Camargos
  • DEM
  • Denilson da JUC
  • dia de finados
  • Dilma Roussef
  • Dilma Rousseff
  • Diniz Pinheiro
  • direito de resposta
  • Dívida Consolidada Liquida
  • Dívida Pública
  • Domingos de Castro
  • Domingos Sávio
  • Duda
  • Durval Ângelo
  • Educação
  • Eldorado vaias
  • eleições 2016
  • eleições 2020
  • Escola de Tempo integral
  • Estado de Minas
  • extensão do Metrô
  • Facebook
  • FAPEMIG
  • Fernando Pimentel
  • Fredim Carneiro
  • Fundac
  • FUNEC
  • Glória da Aposentadoria
  • Governo Federal
  • Hugo Vilaça
  • Hyperloop TT
  • Instituto Giga
  • Instituto Veritá
  • IPTU
  • IPTU Contagem
  • IPTU residencial
  • Irineu Inácio
  • Isabela Filaretti
  • isenção do IPTU
  • Ivanir Corgosinho
  • Jair do Tropical
  • Jander
  • Jander Filaretti
  • Jô Moraes
  • João Guedes
  • jornal Hoje em Dia
  • José de Souza
  • José Silva
  • Justiça Eleitoral
  • Juvenil Alves
  • Kaká Menezes
  • Kátia Bordoni
  • Laudívio Carvalho
  • Lei da Ficha Limpa
  • Leonardo Antunes
  • Marcílio Barenco Corrêa de Mello
  • Márcio Lacerda
  • Marcio Lacerda
  • Marcos Pereira
  • Marcos Valério
  • Marilia Campos
  • Marília Campos
  • Marília Campos (PT)
  • Marius Carvalho
  • Maternidade Municipal de Contagem
  • MDB
  • Michel Temer
  • Ministério Público
  • Ministério Público de Contas (MPC)
  • Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais
  • Nepotismo
  • Newton Cardoso
  • Newton Junior
  • Nilmário Miranda
  • Ñova COntagem
  • Novo
  • O Tempo
  • O Tempo Contagem
  • Obelino Marques
  • obra eleitoreira
  • Ocupação Guarani Kaiowá
  • Operação Castelhana
  • PAC
  • Paulo Brant
  • Paulo Lamac
  • Paulo Maluf
  • PC do B
  • PCdoB
  • PCdoB. Carlin Moura
  • PDT
  • pesquisa eleitoral
  • PHS
  • PMDB
  • PMDB PCdoB
  • Polícia Federal
  • Política
  • ponto facultativo
  • PP
  • PPP
  • PR
  • PRB
  • Prefeitura de Belo Horizonte
  • Prefeitura de Contagem
  • Previcon
  • PRP
  • PSB
  • PSC
  • PSD
  • PSDB
  • PSL
  • PT
  • PTB
  • PTC
  • PTdoB
  • PV
  • radares de trânsito
  • Record
  • Rede
  • Rede Record
  • Rede Sustentabilidade
  • redes Sociais
  • Renata Lima
  • Ricardo Faria
  • Roberto Tibúrcio
  • Rodinei
  • Rodinei Ferreira
  • Rodrigo Maia
  • Rogério Marreco
  • Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação
  • Sedectes
  • Sempre Editora
  • Solidariedade
  • TCE-MG
  • TCU
  • Tecnologia e Ensino Superior
  • Tempo de TV
  • Teteco
  • Transcon
  • Trânsito
  • TRE MG
  • TRE-MG
  • Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG)
  • Trincheira do Itaú
  • UJS
  • Vanessa Lucas
  • Via Expressa de Contagem
  • Vittorio Mediolli
  • Whatsapp
  • William Barreiro
  • Zé Antônio
  • Zé de Souza
  • Zema

Facebook

No matter where you are and what you look like. Create your own style.Let it be unique for yourself and yet identifiable for others.
The creation begins deep by yourself. Be inspired in my world and give your life an extra boost. So show yourself more and just be you ♥

recent posts

Pages

  • Home
  • Contact
  • Shop

Pages - Menu

  • Página inicial

Most Popular

  • QUANTO CUSTOU MAIS ESSE VEXAME?
  • Em Contagem, debate sobre o IPTU não é fiscal ou jurídico. É sobre traição

Latest Posts

  • QUANTO CUSTOU MAIS ESSE VEXAME?
  • Em Contagem, debate sobre o IPTU não é fiscal ou jurídico. É sobre traição

Blogroll

Flickr

About

Copyright 2014 Bastidores de Contagem.
Designed by OddThemes