Quem perde, perde.





O vereador Daniel Carvalho (PV) se reelegeu para a presidência da Câmara Municipal de Contagem, na última terça-feira (27). Na comparação a reeleição dos dois últimos presidente da Casa, sua reeleição foi bastante antecipada.

Irineu Inácio (PP), que comandou a Câmara de 2008 a 2012, reelegeu-se em dezembro de 2010. Da mesma forma o vereador Teteco (PMDB). Presidiu a Câmara entre os anos de 2013 e 2016, sendo reconduzido ao comando do legislativo em votação que ocorreu no mês de novembro de 2014.

Mas tudo dentro dos conformes. O regimento da Câmara assim permite. A eleição foi aprovada em requerimento apresentado na semana anterior.

Era uma eleição que vinha tencionando a relação entre Daniel Carvalho e o prefeito Alex de Freitas (PSDB).

Desde que o vereador Teteco (MDB) foi escolhido líder do governo na Câmara, corre a notícia – impulsionada pelo próprio emedebista -- de que o acordo do MDB com o governo incluía, além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e outros cargos na estrutura da prefeitura, o apoio do governo para o seu retorno à presidência da Câmara.

Não se tratava só de boato. O governo chegou a oferecer o comando de uma secretaria a Daniel Carvalho, para que este saísse da disputa e apoiasse a candidatura de Teteco. Não houve acordo.  

Daniel movimentou-se rápido, construindo maioria ante a fragilidade política do governo tucano. A relação entre o executivo e os vereadores permanece muito ruim. Até a possibilidade de impeachment de Alex de Freitas foi discutida no final de 2017. Começou como uma conjecturação descompromissada e entrou na seara da viabilidade jurídica.

Teteco, o candidato do governo, também não ajudou muito. Como líder de governo, reclamam os vereadores, ele tratou de articular só os seus interesses. Perdeu o convencimento e ascensão sobre os seus pares.

Com esse cenário, o governo seria facilmente derrotado.

Alex costurou uma “vitória na derrota”. Acertou uma composição com o presidente da Câmara, entregando-lhe os poucos votos que tinha. Tenta, com isso, recelebrar a relação com Carvalho, além de evitar a exposição da sua fragilidade política.

Isso garantiu a eleição, por unanimidade, de Daniel Carvalho. Ele sabe, porém, que ganharia “apesar do governo”.

Intimamente, não deve se sentir obrigado a nada.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Postar um comentário