Após divulgar pesquisa falsa, Carlin veta divulgação de pesquisa verdadeira



Numa trapalhada ao estilo “comédia-pastelão”, o prefeito Carlin Moura (PCdoB), candidato à reeleição, disparou do seu Whattsapp na manhã do último domingo (23) dados de uma pesquisa falsa para centenas de militantes a apoiadores, que por sua vez replicaram o conteúdo enganoso a seus contatos. Alguns até publicaram em suas páginas do Facebook. Com isso o errou levou a centenas de pessoas a cometer o crime eleitoral de divulgação de pesquisa falsas ou não registradas, o que tem multa prevista de até R$ 53 mil reais.  

A pesquisa falsa que foi divulgada levava o nome do Instituto Veritá e tinha alguns itens determinados pela legislação eleitoral, como o nome do instituto contratado, o número de registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), número de entrevistados, período em que foram feitas as entrevistas, margem de erro e grau de confiabilidade. Os dados, entretanto, são todos falsos.



O próprio Instituto Veritá desmentiu a autoria da pesquisa em sua página no Facebook. Na publicação é utilizada a imagem da pesquisa divulgada e o alerta de “que as informações são inverídicas e não condizem com o trabalho realizado pelo instituto”. A confusão também foi noticiada pelo jornal Hoje em Dia. 




Na segunda-feira, entretanto, o juiz da 93ª Zona Eleitoral, Haroldo Dutra Dias, publicou decisão que atende o pedido de impugnação da pesquisa do Instituto Veritá, feito pela Coligação é Assim que se Faz, do candidato Carlin Moura, essa sim, devidamente registrada no TRE-MG sob o número 00065/2016.

O jurídico da Coligação Contagem para o Futuro, do candidato Alex de Freitas, entrou com representação pela divulgação da pesquisa falsa contra Carlin Moura, o candidato derrotado Domingos de Castro (PPL), atual apoiador do prefeito, e alguns militantes.




Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Postar um comentário